Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Maurren Maggi


Nome completo: Maurren Higa Maggi
Data de nascimento: 25/06/1976
Local de nascimento: São Carlos (SP)
Altura: 1,73 m
Peso: 60 kg
Residência: São Paulo (SP)
Provas atuais: Salto em distância e salto triplo
Biografia de Maurren Maggi
Maurren Higa Maggi nasceu em São Carlos, município do interior do estado de São Paulo, em 25 de junho de 1976. Uma das grandes curiosidades a respeito de Maurren Maggi é a origem de seu nome. Seu pai, William Maggi, era tão fã dos Beatles que decidiu dar à sua filha o mesmo nome da primeira mulher do baterista Ringo Starr. Contudo, a grafia do nome ficou diferente da inglesa homenageada. Maureen Cox Starkey foi casada com o baterista dos Beatles entre 1965 e 1975.

Maurren Maggi fez história ao ganhar a medalha de ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Maurren Maggi se tornou a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro individual nas Olimpíadas.

Até então, a participação de Maurren Maggi nos Jogos Olímpicos não era animadora. Maurren Maggi ficou apenas em 25ª em 2000 e não participou da Olimpíada de Atenas em 2004. Um ano antes, Maurren Maggi, que detinha a melhor marca do mundo na temporada (7,06 m), foi flagrada em exame antidoping. Maurren Maggi foi suspensa de competições devido à presença de clostebol em seu organismo. Maurren Maggi alegou ao comitê que a substância estava na composição do Novaderm, creme cicatrizante utilizado pela atleta após uma sessão de depilação definitiva.

No período de punição, Maurren Maggi se afastou completamente do atletismo, abandonando inclusive os treinamentos. Durante este período, casou com o piloto Antônio Pizzonia e foi morar no principado de Mônaco.

Maurren Maggi decidiu voltar ao atletismo após o término da punição, no início de 2006. O reinício aos duros treinamentos foi motivado por sua filha Sophia. Maurren Maggi retornou ao Pan com um salto de 6,84m, longe da meta de 7 metros, mas suficiente para garantir a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. No salto triplo, Maurren Maggi ficou em 4º lugar com a marca de 14,07 m.

Para a conquista do ouro olímpico, Maurren Maggi conseguiu logo no primeiro salto a marca de 7,04m, apenas um centímetro a mais que o último salto da russa Tatyana Lebedeva, que ficou com a medalha de prata.

Em 1999, Maurren Maggi despontou no cenário nacional durante os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg. Maurren Maggi conquistou a medalha de ouro no salto em distância e a medalha de prata nos 100 metros rasos. No mesmo ano, Maurren Maggi foi bronze nos salto em distância na Universíade de Palma de Mallorca. Em 2001, repetiu o feito de Winnipeg na Universíade de Pequim - ouro no salto em distância e prata nos 100m rasos.
Maurren Maggi nas Olimpíadas
Sydney 2000
Salto em distância - 25ª colocada

Atenas 2004
Não participou

Participação de Maurren Maggi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Salto em distância - Medalha de Ouro - 7,04m

Maurren Maggi nos Jogos Pan-Americanos
Winnipeg 1999
Salto em distância - Medalha de Ouro
100 metros rasos - Medalha de Prata

Santo Domingo 2003
Não participou

Rio de Janeiro 2007
Salto em distância - Medalha de Ouro
Salto triplo - 4º lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário